top of page
Buscar

A Morte do Papa Francisco e a História por Trás do Papado

  • Foto do escritor: Pedro Vitor
    Pedro Vitor
  • 4 de mai.
  • 4 min de leitura

A notícia da morte do Papa Francisco comoveu o mundo inteiro. Líder da Igreja Católica desde 2013, ele foi o primeiro papa latino-americano e destacou-se por seu discurso de simplicidade, cuidado com os pobres e diálogo com outras religiões. Sua partida marca o fim de um pontificado repleto de gestos simbólicos e mudanças importantes para os fiéis e para a história da Igreja.

Mas diante desse momento de luto e reflexão, muitos se perguntam: o que é exatamente o papado? Qual sua origem, importância e como é escolhido um novo papa?


O Que é o Papado?

O papado é a instituição religiosa que confere ao Bispo de Roma — o Papa — a liderança espiritual suprema da Igreja Católica. O Papa é considerado o sucessor de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus, a quem, segundo a tradição cristã, Cristo confiou a missão de guiar sua Igreja.


Qual a Importância do Papa?

O Papa é, para os católicos, o representante de Cristo na Terra e a principal autoridade religiosa da Igreja Católica. Ele:

  • Ensina a doutrina cristã e interpreta as Escrituras;

  • Nomeia bispos e cardeais;

  • Promove o diálogo inter-religioso e a paz mundial;

  • Aprova decisões doutrinárias e morais;

  • Exerce um papel diplomático, sendo chefe do Estado do Vaticano.


Como é Escolhido um Novo Papa?

Após a morte ou renúncia de um papa, os cardeais com menos de 80 anos se reúnem no Vaticano em um conclave, uma reunião secreta e solene na Capela Sistina. A eleição é feita por votação secreta e exige maioria qualificada (dois terços dos votos).

Assim que um cardeal é escolhido, ele é questionado: “Aceitas tua eleição canônica como Sumo Pontífice?” — e ao aceitar, escolhe o nome pelo qual será chamado como novo papa. Logo em seguida, a famosa fumaça branca é liberada e o mundo ouve o anúncio: “Habemus Papam!” (Temos um Papa!).


A morte de um papa não representa apenas a perda de um líder religioso. Ela simboliza o encerramento de uma era espiritual, política e histórica. Mas também marca o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica.


5 Livros para entender melhor o Papado

Se você deseja se aprofundar no tema, aqui estão cinco livros que abordam o papado, sua história e relevância:


  1. Quando os Bispos se Reúnem: um Ensaio que Compara Trento, o Vaticano I e o Vaticano II – John W. O'Malley

    O papel dos papas, dos leigos, dos teólogos e outros variou bastante desde o Concílio de Trento, centrado nos bispos, até ao novo balanço de poder de meados do século XX, passando pela declaração da infalibilidade do papa do Vaticano I. Em cada nova reunião, as questões fundamentais eram retomadas: a relação entre os bispos e o papado, o próprio propósito do concílio e as mudanças doutrinais. Poderá a doutrina da Igreja, por definição uma instituição conservadora, mudar com o tempo?

    Para obter, click aqui: https://amzn.to/42IFU44

  2. O papa e Mussolini: A conexão secreta entre Pio XI e a ascensão do fascismo na Europa – David I Kertzer e Berilo Vargas

    Vencedor do Prêmio Pulitzer, retrata a relação entre o Vaticano e o fascismo. Em muitos aspectos, Pio XI e o “Duce” não poderiam ter personalidades mais diferentes. No entanto, havia muito em comum. Não acreditavam na democracia e abominavam o comunismo. Eram propensos a ataques de cólera e protegiam com todas as forças as regalias dos cargos que ocupavam. Além disso, contaram um com o outro para consolidar seus poderes e alcançar objetivos políticos.

    Para obter, click aqui: https://amzn.to/3Z51P31


  3. Francisco, o Papa do Povo: Fé, Bondade, Família, Humildade e o Futuro da Igreja Católica - Simon Biallowons

    orge Mario Bergoglio, o novo papa Francisco, é o 266º papa no trono de São Pedro. É o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro membro da ordem desde 1846 e, desde 1272, o primeiro não europeu nesse cargo. Após a renúncia surpreendente de Bento XVI, o papa Francisco encontra-se diante de grandes desafios de cunho eclesiástico e político na Igreja Católica Apostólica Romana. Mas quem é o novo papa? Simon Biallowons, jornalista e especialista em assuntos ligados ao Vaticano, apresenta todas as informações importantes sobre a posição teológica e as prioridades temáticas de Francisco até o momento.

    Para obter, click aqui: https://amzn.to/3RNroSc

  4. O Último Papa - Luís Miguel Rocha

    Trinta anos depois, em Londres, a jovem jornalista Sarah Monteiro recebe uma encomenda misteriosa. No seu interior está uma lista de nomes e uma mensagem codificada. Momentos depois um assassino tenta silenciá-la para sempre. Parece que Sarah contém a chave de um segredo mortal - uma intriga que implica mercenários sem escrúpulos e políticos corruptos e que aponta directamente ao coração do Vaticano. Sarah não tem outra hipótese senão fugir, forçada a entrar num jogo impiedoso de gato e rato.

    Para bbter, click aqui: https://amzn.to/42KJjPT


  5. Conclave - O livro que deu origem ao filme – Robert Harris

    Nessa brilhante reconstrução histórica, Robert Harris traça um retrato assustadoramente fidedigno do Vaticano durante um conclave papal agitado por muitos mistérios e intrigas. O livro que deu origem ao filme indicado a 8 categorias do Oscar 2025, incluindo Melhor filme.

    Para obter, click aqui: https://amzn.to/4iIbZ0t

 
 
 

Comments


bottom of page